segunda-feira, 5 de maio de 2008

Biografia de um Museu


Biografia de um Museu foi um dos sonhos de Harry Laus que se transformaram em realidade, embora só tenha acontecido após a sua morte...

17 de julho de 1989: Nancy Therezinha Bortolin, do setor de Pesquisa e Documentação do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), na época, recebeu um bilhete de Harry Laus pedindo para encaminhar o projeto. Desde então, Nancy não descansou até atender o desejo do crítico e escritor, que morreu bem antes de ver seu sonho realizado, impedido principalmente pela falta de apoio e de verbas. (O projeto foi editado em 2002, dez anos após sua morte).

Hoje, Biografia de um Museu é uma realidade e está entre as cinco publicações do gênero no Brasil graças ao trabalho da equipe da Associação dos Amigos do Museu de Santa Catarina, presidida por Onor Filomeno.

Nas suas 216 páginas, o livro-catálogo contém toda a história do MASC desde sua criação, em 1949, até os dias atuais. A publicação conta com textos de personalidades ligadas às artes catarinenses como Salim Miguel, criador do Grupo Sul e um dos fundadores do MASC; o ex-diretor do Museu Nacional de Belas Artes Alcídio Mafra; o artista plástico e escritor Jayro Schmidt, além de depoimentos de críticos de arte, artistas e ex-diretores do MASC, como o de Harry Laus.

São 1.454 obras reproduzidas em preto e branco com suas respectivas descrições e mais 20 obras especiais, em cores, estas últimas representando o acervo inicial do museu. As fotos têm a assinatura de Fábio Cabral.

"Biografia de um Museu" é uma doação da Malwee Malhas, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Belíssimo material biográfico que conta a história do Museu de Arte de Santa Catarina desde sua fundação. Esta obra registra e eterniza a memória cultural de uma comunidade, como sua identidade, reunindo a catalogação de 1454 obras do acervo do MASC e tornando-se um trabalho de valor cultural e histórico.

Nenhum comentário: